terça-feira, 26 de novembro de 2013

Animação - Pós-produção com HDRI

Criação de imagens HDRI (ou EXR)
- composição de fotografias com diferentes exposições de luz numa imagem HDRI
- Utilização de imagens HDRI para composição em 3D
- Render passes em Maya
Composição por render passes
- integração de candeeiros em cenário 3D
- Criação de efeito Zdepth

Tutorial HDRI (Nuke-Maya)
http://www.joeraasch.com/hdri-tutorial-with-nuke-maya-and-photoshop/
http://www.youtube.com/watch?v=ytvaBWqowck

Ficheiros para aula
https://copy.com/DyotQJyUBweP899O

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Camera tracker

Continuação da aula anterior:
- composição por render passes.
- profundidade de campo (ZDepth)
- motion blur (Velocity)
Camera Tracker
- conceitos e ferramentas principais
- camera solve e exportação de informação entre softwares (Boujou, Maya, Nuke)
- reconstrução de profundidade de campo (Depth generator)
Resolução de exercícios práticos de composição.

Ficheiros para aula:
https://copy.com/tiAVD1y8Yw9lBRup

Plugin:
Maya: https://copy.com/0VTyuFVmivedddOr
            Autor: Dominic Drane
Nuke: https://copy.com/NVxJtetnXLyaSOhc

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Aula 5 - Correcção de cor e composição por camera tracking

1) Acompanhamento do exercício 1 de avaliação
2) Optimização do trabalho de pós-produção (construção de gizmos)
3) Noções básicas de cor
4) Ficheiros EXR
- "Layer Contact Sheet"
- Composição por render passes
- operadores adaptados a render passes
Resolução de exercícios prático de composição por render passes

Vídeo de referência:




Ficheiros para aula:


sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Composição de Keying sobre mattepainting

Conclusão do exercício desenvolvido nas duas aulas anteriores:
1) finalização do mattepainting (composição, correcção de cor)
2) integração do plano de chroma (Keying, Despill e tracking)
3) composição de efeitos visuais (lens flare, desfoques e outras ambiências)
4) composição do efeito em estereoscopia
5) renderização para H264 e preparação de breakdown.

Ficheiros para aula:
Imagens (14.2mb)
Ficheiro Nuke (0.1mb)
Plano de chroma da aula anterior.

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Aulas 2 e 3 - Introdução à estereoscopia e câmara tracking

Objectivos: introduzir conceitos gerais sobre estereoscopia e câmara tracking para a execução do projecto de avaliação n.5.

Apresentação do projecto a desenvolver.

Preparação do projecto em estereoscopia
- Conceitos gerais sobre estereoscopia
-Preparação do projecto Nuke
- Operadores de estereoscopia e filtros importantes a aplicar para a produção de consistentes efeitos de profundidade e parallax.

Preparação da imagem de background
-Execução de maquete digital (conceito visual)
-Preparação de cena tridimensional (nuke)




Camera tracking
- Processos, métodos, técnicas e tecnologias
- Resolução de exercícios práticos de camera tracking
- Aplicação ao ficheiro original

Construção estereoscópica do espaço tridimensional em Nuke
- Efeito de parallax positivo, negativo e neutro (zero).

ficheiros para aula:

Blog de apoio

Este é o blog de apoio à disciplina de efeitos visuais.
Bom ano Lectivo,
FCL